Marketing de conteúdo para coaches: esta sentença parece demasiadamente específica – e é exatamente esta a nossa intenção.
Os coaches, sejam eles de finanças, investimentos, carreira ou mesmo de nutrição, têm se destacado muito no mercado e têm crescido por conta de sua mentalidade inovadora, esforço e especialização.
Com isso em mente, decidimos criar um conteúdo voltado para os coaches que desejam, com o auxílio da internet, expandir a sua rede de clientes, conquistar novos espaços e reafirmar a sua autoridade e expertise.

Entenda a importância do marketing digital para coaches
Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre o marketing online, entenderá como temos usado este incrível desdobramento da publicidade para vender produtos e serviços e descobrirá as razões pelas quais acreditamos que os coaches e o marketing de conteúdo podem ser bons amigos. Confira!
Antes de tudo, o que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é a revolução da divulgação de serviços e vendas.
Sim, como você pode perceber, nós gostamos de utilizar frases de efeito – mas apenas quando elas transmitem a realidade.
O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosíssima, que tem como objetivo responder aos questionamentos do seu público, levando-o a perceber que precisa de uma solução e, então, optando pelo que você tem a oferecer, obviamente em detrimento de todas as outras possibilidades disponíveis.
De forma resumida, o material criado dentro deste formato tem como objetivo atingir a um grupo específico de pessoas e, por isso, é feito de maneira a atraí-lo.
Não se trata mais de “correr atrás” de clientes e possíveis clientes, mas de trazê-los até você ao fornecer exatamente o que eles querem.

É fundamental que um coach seja visto como autoridade no seu ramo, e o marketing de conteúdo é a uma excelente ferramenta para isso.
Se você trabalha com coaching ou tem conhecimento nesta área, certamente percebeu que o fundamento do marketing digital tem tudo a ver com o que costumam fazer os coaches.
Em vez de esperar que os clientes cheguem, os coaches oferecem meios para um fim e, assim, atraem quem está precisando daquela solução.
Marketing de conteúdo para coaches: Como encontrar os clientes certos?
Dentro do marketing digital, nós trabalhamos com buyer personas ou simplesmente personas, que são com perfis semi-fictícios que representam o que podemos chamar de “cliente ideal”.
Este cliente, como qualquer pessoa de verdade, possui nome, idade, emprego (ou não), gostos, vontades e desejos.
Estes dados podem ser coletados por meio de pesquisas reais. Ao reunir material, é possível traçar um perfil que tenha de fato “a cara” do seu cliente dos sonhos.

O planejamento é chave para o coach bem-sucedido e para o marketing digital
Para deixar essa explicação mais clara, confira a buyer persona abaixo, que representa o cliente ideal da MedusaWeb.
Exemplo de buyer persona
Andreia, 26 anos, é coach de carreiras. Andreia possui formação em coaching e tem conhecimentos em PNL e hipnose. Andreia quer divulgar os seus serviços pela internet e ganhar novos clientes. Acredita que investir nos serviços de um profissional de marketing de conteúdo para coaches é uma boa ideia para ter o que deseja.
A Andreia, assim como você, é coach e está em busca de um serviço de marketing digital que possa ajudá-la a ser uma das melhores opções para pesquisas do Google como: “coach de carreiras em São Paulo”, “coach de carreiras” ou “coaching de carreiras em São Paulo”.
Sintetizando, a buyer persona é o método através do qual você atrai para você e para o seu negócio o cliente que tem mais possibilidade de fechar negócios, uma vez que você é exatamente o que ele quer, na hora que ele quer.
Como fica claro, definir para quem você vai vender é primordial para definir como você vai vender.
Toda a sua estratégia está condicionada ao grupo de pessoas que você deseja atingir.
Neste sentido, o marketing de conteúdo para coaches é uma aposta certa.

O marketing digital para coaches é fundamental e um excelente investimento em custo-benefício
Como eu crio conteúdo para a uma buyer persona?
Esta é uma ótima pergunta! A criação de conteúdo, dentro das nossas percepções de como funciona o marketing digital, funciona de acordo com os seguintes passos:
Atração
Como a própria alcunha sugere, nesta etapa objetivamos atrair uma pessoa específica, que está passando por um problema igualmente bem definido.
Por exemplo, se somos uma agência de marketing digital que está em busca de clientes que são coaches de carreira, produziremos conteúdo para profissionais que estão em busca de novas maneiras de crescer na internet e de divulgar os seus negócios online.
Conversão
A conversão tem como objetivo fazer com que você, que nos achou no Google, em algum blog sobre marketing de conteúdo para coaches ou em alguma chamada nas redes sociais, se aproxime mais de nós e torne-se um cliente em potencial;
Venda
Uma vez que só trabalhamos com honestidade, podemos dizer que este é o grande objetivo de qualquer negócio, empresa ou microempreendedor individual.
Todas as estratégias de marketing tem como meta transformar visitantes em clientes fiéis. Isso nos leva ao último estágio:
Encantamento
Não queremos encerrar o contato com nenhum dos contratantes depois do primeiro contato e da venda de produtos ou serviços.
As estratégias de marketing digital visam fidelizar o cliente, mantê-lo perto de você e fazer com que ele confie no que você tem a oferecer.
Atendimento competente, material inestimável e bons resultados são a obrigação de quem deseja fazer a diferença.
Todo o conteúdo criado deve levar em consideração as especificidades da buyer persona, os seus anseios, expectativas e motivações.
Para saber qual é o tipo de material a ser criado para as redes sociais de um cliente, portanto, o profissional de marketing de conteúdo para coaches deve criar conteúdo para cada um dos estágios citados acima.
Para tal, é necessário que este especialista entenda quais são as formas de atração e conversão de leads, que tenha base para criar conteúdo inteligente, relevante e agradável de ser lido (não sejamos prolixos sem necessidade!) e que ofereça, além de bons textos, recursos visuais chamativos.
Ainda sobre marketing de conteúdo para coaches: por que investir em mídia online?
Você precisa de dados? Nós também! Toda estratégia de marketing online se baseia, aliás, na construção do que nós chamamos de autoridade.
Não basta afirmar nada: é preciso provar, por meio de fontes confiáveis, que o que foi dito faz sentido.

Produzir conteúdo de qualidade requer o domínio de técnicas que apenas os profissional de Marketing Digital dominam.
Por que afirmamos que investir em marketing digital é o futuro para todos os profissionais, sendo eles coaches ou não?
Além de você gastar menos do que gastaria com marketing tradicional, bem… Dê uma olhada nas seguintes estatísticas:
- De acordo com informações publicadas pela OptinMonster, 63% dos negócios utiliza vídeos como forma de divulgar seus serviços e diferenciais. Por quê? Porque 45% das pessoas assistem a uma hora ou mais de vídeos por dia. Sim, 45%;
- Os stories, recurso do Instagram que quase assassinou o Snapchat, fazem parte da estratégia de marketing de 41% das empresas. Quer mais? Lá vai: cerca de trezentas milhões de pessoas criam (e assistem) aos pequenos vídeos desta rede social, que está cada vez mais popular;
- Uma parceria da Contentools e do Opinion Box revelou o seguinte: mais da metade dos usuários das redes sociais já deixou de seguir uma marca porque considerou algum conteúdo ofensivo. Mais de 70%, por sua vez, abandonaram as postagens de pessoas que julgaram preconceituosas. Entre o mesmo grupo entrevistado, 40% afirmou preferir postagens compostas por fotos, 26% gosta mais de textos e os 34% restantes curtem mesmo os vídeos;
- Uma outra pesquisa do Opinion Box trouxe informações sobre hiperconectividade. Os resultados? Boa parte dos usuários relatou que fica com raiva quando não consegue se conectar na internet, que confere as redes sociais antes de dormir e que bate papo até quando está no banheiro. Escatologicamente real.
Grandes e pequenas empresas já descobriram o valor e o potencial das estratégias de marketing digital.
Profissionais autônomos também podem se beneficiar das redes; basta saber para onde apontar os seus esforços e em quem confiar.
Em quais materiais eu posso investir para divulgar a minha empresa ou iniciativa?
Depende muito.
Cada caso é um caso, como já dissemos brevemente acima, e precisamos levar em consideração qual é a sua buyer persona e onde ela está mais presente.
Ao saber quem queremos, calcularemos um percurso até ele.
Num geral, recomendamos que todos aqueles que desejam utilizar a internet como forma de divulgação de suas habilidades, serviços e produtos possuam:
- Identidade visual coerente: nome, logo, cores, detalhes e artes de cartões de visitas que tenham ligação com o perfil da sua marca;
- Site bem feito, com descrição do trabalho efetuado, logo, cores, perfil da equipe e cases de sucesso. Se for possível, vale a pena investir em um blog, uma vez que ele permite que você seja encontrado no Google de maneira mais rápida, por meio de várias pesquisas, e também aumenta a sua relevância;
- Redes sociais, com atualizações frequentes e postagens que mostrem não apenas os trabalhos efetuados, mas os resultados conquistados e o cotidiano dos profissionais. Quanto mais confiável, humano e ativo você parecer, melhor.
- Comunicação inteligente, lúcida, que não reproduza estereótipos, ofenda minorias ou fira os direitos humanos. Este último quesito não é valioso só para quem quer vender, mas também para quem está preocupado em ser um profissional e pessoa decente. Estamos sendo honestos, de novo, porque essa é a nossa política.
Outras estratégias envolvem:
- Criação de e-mail marketing;
- Criação de ebooks ou material extra, que pode ser oferecido aos usuários como recompensa;
- Atendimento por Skype, WhatsApp e afins (desde que isso não afete o andamento do trabalho ou comprometa a sua efetividade);
- Criação de vídeos de divulgação;
- Criação de conteúdo gamificado;
- Investimento em anúncios pagos;
- Parceria com digital influencers;
- Guest posts;
- Criação de canal no YouTube.
Como assim, MedusaWeb? Quer dizer que eu devo almejar uma divulgação com todos os tópicos acima?
Não, fique tranquilo.
É possível criar uma imagem sólida na web com apenas o básico, desde que este básico seja excepcional.
Como o marketing digital pode beneficiar os coaches?
Após um longo e, esperamos, agradável percurso, chegamos ao ponto principal deste artigo.
Como as estratégias de marketing digital podem beneficiar os coaches?
Vamos por partes: certamente este não é o seu caso, mas você já deve ter visto pela internet alguns vídeos de coaches que, sem muito tato, afirmaram que os judeus só foram parar no campo de concentração porque não tiveram “motivação” para lutar contra aquela situação lamentável.
Poderíamos dizer muita, muita coisa sobre o tópico acima, mas acreditamos que não será necessário.
A partir do momento em que você tem um microfone na mão, está falando para uma audiência e/ou sendo gravado e possui alcance, precisa ter responsabilidade social.
Não importa o que você quis dizer, mas sim o que você efetivamente disse.
Enquanto coaches, vocês sabem disso muito bem.
Tudo aquilo que dizemos e praticamos não apenas nos define enquanto pessoas e profissionais, mas reverbera nos outros e pode fazê-los felizes ou absurdamente infelizes.
Mais do que vender, vender, vender, devemos nos preocupar em impactar positivamente a nossa audiência, permitindo que ela encontre em nossas palavras e gestos um consolo para o que lhe dói e um caminho para sair do escuro.
Por meio das técnicas de marketing digital e do alcance das nossas postagens, podemos atingir o público que desejamos, captar os clientes necessários para o desenvolvimento dos nossos negócios e, de quebra, deixar uma pegada positiva num mundo de fake news, rudeza e conselhos que não possuem grande aplicação na realidade.
Para além disso, ao investir em uma imagem confiável e presente na internet, os coaches demonstram que são acessíveis, que estamos dispostos a entrar em contato com os seus seguidores e que estão preocupados em estar por dentro das tendências que compõem a nossa vida, seja ela na esfera pessoal ou na parte profissional.
A internet é uma vitrine fantástica não só para quem tem o que dizer, mas para quem sabe como dizer.
Se você tem um trabalho incrível fora da web, precisa ser descoberto por mais pessoas.
O que pode ser melhor para ajudá-lo neste processo do que o ciberespaço?
É aí que entra a MedusaWeb.
Nós temos planos de criação de identidade visual, websites e redes sociais e também trabalhamos com artigos, e-mail marketings, anúncios e vídeos.
Nós queremos, aliás, trabalhar com você, coach, porque acreditamos que sempre é possível dar um passo a mais.
Não nos contentamos com pouco. E você também não. Acho que esse é um belo match, não é verdade?
Entre em contato conosco agora mesmo e informe-se sobre os nossos pacotes de serviços especiais para coaches e profissionais de mentoria.
E atenção: você que está lendo este texto ganha 10% de desconto para adquirir o nosso plano de redes sociais anual. Vem!
Leave a Comment