Você sabia que existe marketing digital para terapeutas holísticos?
Sim: esta área de atuação, que tem recebido cada vez mais atenção por parte daqueles que buscam melhorias na qualidade de vida, bem estar e diminuição do estresse, da depressão e da ansiedade, também pode ser beneficiada pelas estratégias de inbound marketing.
Se você é terapeuta holístico e está em busca de maneiras inteligentes e interessantes de alavancar os seus negócios, o seu espaço ou mesmo a sua equipe, fique por aqui: este artigo é para você!
Como funciona o marketing de conteúdo?
Antes de falarmos especialmente sobre o marketing digital para terapeutas holísticos, falaremos sobre o que compõe esta estratégia de divulgação e como ela se diferente do marketing original.
De forma bem sintética, o marketing de conteúdo, que também é chamado de inbound marketing, marketing digital ou marketing online, tem como objetivo atrair os seus possíveis clientes para você.
Perceba que nós dissemos “atrair para você”, o que implica que o esforço do contato virá deles.
Como isso acontece?
Ao contrário do marketing tradicional, que tinha como objetivo divulgar um produto ou serviço para uma grande fatia da população e interessá-la, o marketing de conteúdo trabalha de forma bem mais específica.
Na nossa área, trabalhamos com o conceito de buyer persona, ou só persona, que é um avatar semi-fictício, que representa o seu cliente ideal.
Parece muito subjetivo? Fique tranquilo. Abaixo, vamos falar um pouquinho mais sobre as buyer personas e sobre como elas servem para turbinar as suas estratégias de marketing.
O que são buyer personas?
Como adiantamos acima, são representações, pautadas na realidade, dos seus clientes ideais. É o seu público alvo, então?
Não. Público alvo é uma coisa mais abrangente; a persona é direta, clara e muito bem definida.
Para que possamos criar uma persona, precisamos primeiro de dados reais sobre clientes de um negócio.
Após conduzir pesquisas ou avaliar as fichas existentes, devemos analisar os dados e, então, criar um perfil que traduza, em essência, o cliente que se interessa por nós.
É claro que a persona está baseada em estereótipos e que todos são diferentes entre si; não nos entenda mal.
O ponto é que, num geral, pessoas com interesses similares tendem a gostar das mesmas coisas e, quando estão com um problema, tendem a mirar em uma solução que veem como coerente.

No marketing digital para terapeutas holísticos, criamos uma buyer persona coerente com o perfil a ser atingido.
Exemplo de buyer persona
Para tornar este tópico um pouco mais claro, vamos supor que fizemos um balanço dos clientes de sua clínica e conseguimos algumas estatísticas interessantes.
A maior parte dos clientes são mulheres, de 25 a 30 anos, que trabalham em rotinas estressantes e possuem independência financeira. Nossa persona poderia ser assim:
Alexandra, 26 anos. É publicitária e trabalha em uma agência, em São Paulo. Está sempre sob pressão e, por isso, fica tensa e cansada. Acredita que investir em terapias holísticas é bom para a sua saúde e não se importa em pagar um preço mais alto pelo seu bem estar.
Como você pode ver, temos um perfil bem mais “encaixotado” do que teríamos se fôssemos pela ideia “mulheres de 25-34 anos que gostam de terapia holística”.
Com a persona construída, é muito fácil criar conteúdo direcionado que, além de atrair, fará com que as pessoas optem por escolher a sua empresa em detrimento de outras.
Mas vale a pena investir em marketing digital?
Poderíamos argumentar de diversas formas, mas preferimos deixar que os dados falem por nós.
Tomaremos como base um estudo feito pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
De acordo com a pesquisa divulgada, 58% da população da população brasileira tem acesso a internet.
São 102 milhões de pessoas conectadas. 33,2% milhões delas têm acesso a computadores na própria casa.
Os celulares, no entanto, é que são as grandes estrelas da pesquisa: 56% da população brasileira acessou a internet pelo celular nos últimos três meses.

Marketing digital para terapeutas holísticos: mais da metade da população brasileiro acessou a internet no último trimestre.
Um relatório emitido pela Opinion Box, aliás, confirmou a popularidade dos smartphones. De acordo com as informações avaliadas, as pessoas ficam conectadas da hora que acordam até o momento que vão dormir e, com frequência, não abandonam o celular nem quando vão ao banheiro.
Se isso tudo é saudável? Não. Estamos cada vez mais ansiosos e nervosos por causa da quantidade de informação.
É por isso que acreditamos que é preciso começar a utilizar a internet para coisas mais edificantes.
Isso inclui, claro, fazer conteúdo que traga conforto, possibilidades de transformação e bem estar.
É aí que entra você, terapeuta holístico.
Qual é a importância do marketing digital para terapeutas holísticos?
Enquanto profissionais de uma área voltada para saúde e bem estar, os terapeutas holísticos precisam estar sintonizados com as novidades do mundo e com tudo o que afeta diretamente a tranquilidade física e mental.

Marketing digital para terapeutas holísticos: um trabalho que pode render bons frutos para ambos os lados.
O aumento dos transtornos de ansiedade e da depressão é alarmante. O número de suicídios, por sua vez, também não para de aumentar, e cresceu entre jovens que possuem vícios e/ou compulsões.
Quando criamos conteúdo direcionado para pessoas que estão passando por algum problema de ordem mental e precisam de ajuda, temos um impacto positivo na vida delas.
Quando direcionamos nossos esforços para fornecer material real, pautado na realidade, que não vai para o lado das fake news e não quer simplesmente likes, humanizamos a rede.
Quando nos posicionamos no mundo como formadores de opinião e profissionais preocupados não apenas em ganhar dinheiro, mas em causar uma transformação de proporções significativas, vamos além do óbvio.
Por meio do marketing digital para terapeutas holísticos, conseguimos o pacote completo:
- Fortalecemos os pequenos e médios empreendedores, assim como as clínicas familiares, que têm como objetivo divulgar serviços holísticos e de bem estar;
- Diminuímos a incidência de problemas decorrentes de estresse, depressão, ansiedade e preocupação excessiva;
- Criamos autoridade na rede e influenciamos outros profissionais e pessoas a modificarem as suas atitudes e/ ou postagens;
- Viramos referência dentro de nossa área de atuação;
- Preenchemos a nossa agenda;
- Amadurecemos a nossa imagem, deixando-a mais profissional e confiável.
Qual é o primeiro passo dessa jornada?
A MedusaWeb trabalha com diversos fundamentos de marketing digital e, por isso, considera a existência de quatro estágios na experiência de compra do cliente. Olha só:
Atração
Nesta etapa, o nosso objetivo é atrair a persona que traçamos.
Para tal, criamos material que faça sentido para ela e que resolva o seu problema.
Depois de atraí-la para nós, passamos para o segundo estágio:
Conversão
Consideramos que as pessoas que chegam às nossas redes são, a princípio, apenas visitantes.
Para que se tornem potenciais clientes, eles precisam demonstrar interesse em conhecer a fundo o nosso trabalho.
Nós consideramos que transformamos visitantes em possíveis contratantes a partir do momento em que os últimos cedem os seus dados em troca de informação, contato e proximidade.
Isto pode acontecer, por exemplo, quando oferecemos conteúdo rico, como ebooks e webinars, mediante inscrição.
Venda
Depois de entender como funciona a empresa ou o serviço, se apaixonar por ele e entender que ele é superior às outras opções, chega a fase da venda.
Nela, claro, o cliente contrata um negócio ou compra um produto.
Encantamento
O processo de encantamento consiste em manter boas relações com os seus clientes após a compra, garantindo que eles estejam satisfeitos e, assim, tornando-os regulares.
Dentro da terapia holística, podemos dizer que o processo de encantamento seria o “pós” de um tratamento terapêutico.
É preciso que continuemos a conversar com os nossos clientes e que fiquemos a disposição para ajudá-los nos problemas e situações que surgirem.
Nos tornamos, de certa forma, um porto seguro para aqueles que nos confiaram o seu tempo e o seu dinheiro.
Esta é uma grande responsabilidade.
Por onde eu começo?
Ficamos felizes que você tenha perguntado!
Acreditamos que uma identidade visual sólida é a primeira coisa a ser pensada em uma estratégia de marketing digital.
Por isso, se você ainda não tem um logo, cartões condizentes com o seu logo e um esquema de cores que faça sentido, comece por aí.
Depois disso, vale colocar no ar um website que traga, de forma breve, mas profissional, a trajetória de sua equipe, os serviços disponíveis, o diferencial dos especialistas envolvidos e, se possível, fotos, depoimentos, cases de sucesso, etc.
Completada esta etapa, vale começar a investir em redes sociais.
O que será postado no Instagram e no Facebook, você deve estar se perguntando.
Não existe resposta fixa para esta pergunta, porque acreditamos que não se trata apenas de divulgar serviços, mas de fornecer material condizente com as suas personas.
Todo o trabalho feito por uma equipe de marketing de conteúdo leva em consideração as especificidades de cada negócio e, por isso, é bastante minucioso.
As pautas escolhidas visam relacionar corpo e mente, saúde e mudança de hábito, estresse e doença, terapias holísticas e bem estar.
Os temas, no entanto, só farão sentido depois de uma pesquisa inicial e da definição de um plano de ação.

A MedusaWeb é especializada em Marketing digital e pode auxiliar também os terapeutas holísticos.
Quando posso começar a investir em marketing de conteúdo para terapeutas holísticos?
Hoje é o seu dia de sorte!
Nós, que somos apaixonados pelo trabalho desempenhado pelos terapeutas holísticos, decidimos fazer uma promoção especial para os profissionais que entrarem em contato conosco.
Oferecemos 10% de desconto na contratação do plano anual de redes sociais e vantagens para adquirir o pacote completo de serviços (criação de identidade visual + website + redes sociais)!
Está curioso para saber o que a MedusaWeb pode fazer pelo seu negócio?
Quer que nós o ajudemos a captar mais clientes e espalhar saúde, tranquilidade e novas formas de viver por aí?
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