Se você já ouviu falar sobre Marketing para PMEs, mas não sabe a razão pela qual esta estratégia é relevante para o crescimento de sua empresa, fique tranquilo: este artigo tem como objetivo esclarecer todos os pontos mais importantes sobre a questão.
Por que apostar em marketing para PMEs? E por que marketing digital?
No caminho para o trabalho hoje, quantas pessoas portando aparelhos celulares você viu? E quantas vezes visualizou a logo do Facebook ou o feed do Instagram por cima dos ombros alheios na última semana?
Se você não consegue nem pensar em números, já estamos num bom caminho. A tecnologia e as redes sociais estão por todos os lugares – mesmo!
Uma pesquisa sobre a qual já falamos aqui no blog, mas que sempre vale a pena “ressuscitar” é a do Opinion Box, sobre hiperconectividade.
O estudo, realizado com quase 2500 internautas, mostrou que 40% deles utilizam o smartphone basicamente o dia inteiro e que param tudo o que estão fazendo quando recebem uma notificação.
E isso não é tudo: 27% das pessoas disseram que vão dar uma olhadinha no telefone quando acordam no meio da madrugada, 63% afirmou utilizar o celular antes de dormir e 34% não larga o aparelho nem quando está no banheiro.
Não precisamos dizer onde está o seu público consumidor, certo?

Investir em marketing para PMEs é uma excelente maneira de alcançar o público que está conectado à internet.
Se você ainda não está convencido, vamos lá: de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira “Meu bolso feliz”, nove em dez consumidores brasileiros com acesso à internet pesquisam antes de comprar.
É isso.
Se o mundo está conectado, você precisa aparecer nas telinhas. Você precisa se fazer notar, por meio de conteúdo relevante, boas imagens e ofertas impossíveis de serem recusadas.
Por essas e outras, sobre as quais falaremos abaixo, investir em marketing para PMEs é uma excelente ideia.
Ok, e como funciona isso?
A MedusaWeb se baseia em uma estratégia que se chama Inbound Marketing.
Através dela, trabalhamos maneiras de criar vínculos entre a sua marca e possíveis clientes, sem invadir o espaço deles ou obrigá-los a ver algo que não querem.
O que isso significa? Que o seu público vem até você. Para tal, você deve oferecer conteúdo voltado especificamente para quem você quer atingir.
Isto acontece através da criação de uma persona, ou seja, de um “tipo ideal” de cliente, o qual vai basear todo o rumo de ação a ser tomado por meio das redes sociais, dos blogs, do site oficial da empresa.

A criação de personas – ou buyer personas – é uma estratégia fundamental do conteúdo de marketing para PMEs.
Pense o seguinte: estourou um cano. A casa está sendo inundada. Você precisa de ajuda depressa. Ao entrar no Google, o que é que você vai digitar? “Encanador (sua cidade) atendimento imediato” ou similares, certo?
Concorda que a sua pesquisa não será “como consertar um cano com um grampo” (brincadeira… ou não) ou só “encanador”?
O marketing de conteúdo permite que aquela empresa que atende em até duas horas, que “coincidentemente” está no mesmo bairro que você, seja uma das primeiras indicações do Google.
Imagine, agora, que você é o dono da empresa em questão.
Imagine que estouraram vinte canos na última semana, em conjuntos residenciais que estão próximos ao endereço fixo da sua companhia.
Gostou? Pois é. Isso é o que o Inbound pode fazer por você.
Quanto devo investir em marketing para PMEs?
Mais uma vantagem do marketing digital sobre o marketing tradicional, aquele invasivo e que exige uma quantidade enorme de dinheiro para funcionar.
Os valores investidos em estratégias online são bem mais baixos do que os valores que comumente são utilizados na mídia “padrão”. É possível patrocinar campanhas por preços atraentes e receber bons resultados, sim!

O marketing para PMEs, feito por meio de estratégias virtuais bem articuladas, é capaz de oferecer resultados incríveis por preços muito acessíveis.
O que devo ter para começar a investir corretamente em marketing digital?
O “pacote inicial” envolve criação de uma identidade visual concisa e inteligente, que seja de fato “a cara” do seu negócio. Quando você tem cores específicas, logo e todo um jeito de se comunicar com o cliente, você é lembrado por isso.
Depois disso, é primordial criar um website, com notícias relevantes sobre a sua área de atuação e sobre a equipe envolvida, e então um blog. Por que um blog, você pode se perguntar. Os blogs não estão morrendo?
Não, não estão!
Na verdade, publicações otimizadas são a melhor forma de subir no ranking do Google. Quanto mais direcionado e articulado é o seu conteúdo, melhor.
Além do mais, você quer que o cliente goste do que você tem a dizer. Você quer permitir que ele te conheça e perceba que é do seu expertise que ele necessita para crescer, se desenvolver e prosperar.

Criar boas relações com os seus clientes é o segundo passo para prosperar. O primeiro? Criar confiança e autoridade.
O que vem depois disso?
Depende do seu produto ou serviço. Depende do seu público. Depende do seu objetivo final. Todas as estratégias de marketing digital levam em consideração aquilo que o cliente deseja adquirir e quem são as pessoas que podem ajudá-lo a conquistar a sua meta.
Estratégias de conversão de visitantes em clientes podem contar com várias etapas. A jornada do comprador, como costumamos chamar, também norteia os nossos passos. Por meio dela, sabemos o que oferecer, como oferecer e, obviamente, quem espera receber o fruto dos nossos esforços.
A MedusaWeb é especializada em soluções digitais e pode acompanhá-lo nesta jornada desde o princípio.
Fazemos a criação de identidade visual, pensamos em todo o conteúdo a ser publicado no site, no blog e nas redes sociais da sua companhia, monitoramos mensalmente o desempenho das plataformas mais utilizadas e trabalhamos com afinco para que você cresça e lucre muito!
Entre em contato agora mesmo e solicite o seu orçamento personalizado. Estamos sempre à disposição para esclarecer dúvidas.
Leave a Comment